Mostrando postagens com marcador VIOLÊNCIA-CAPITAL-CEARÁ. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador VIOLÊNCIA-CAPITAL-CEARÁ. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

TIROTEIO DEIXA TRÊS BALEADOS NO CENTRO; MORADORES RELATAM TER OUVIDO 30 TIROS

Dupla tentou assaltar homem de 40 anos que estava armado. Na troca de tiros, vítima da tentativa de assalto, suspeito e um homem que passava pelo local ficaram feridos

Legenda: No tiroteio, um homem de 59 anos que passava pelo local a pé também foi baleado.
Foto: Rafaela Duarte

Um tiroteio na Rua Gonçalves Ledo, no bairro Centro, no início da noite desta quarta-feira (27), deixou três pessoas baleadas. Moradores da região relataram que foram disparados pelo menos 30 tiros.

Testemunhas disseram que uma das pessoas atingidas pelos disparos era um policial, mas a informação não foi confirmada pela Polícia. Os agentes afirmaram que a vítima era um homem de 40 anos, que esperava por uma mulher estacionado em uma moto na esquina da via. Ele, que não teve a identidade revelada, estava com uma arma, mas não tinha porte dela.

Dois homens chegaram ao local e anunciaram o assalto no intuito de roubar o veículo, chegando a trocar tiros com a vítima, conforme a Polícia. O homem chegou a pedir ajuda em uma residência da área. No tiroteio, um homem de 59 anos que passava pelo local a pé também foi baleado. Sem ter sido identificado, ele foi socorrido a uma unidade hospitalar por meios próprios.

Mesmo com um dos suspeitos atingidos, a dupla conseguiu render outro motociclista que passava na rua. A moto foi roubada e eles fugiram.

O homem de 40 anos foi encaminhado para o Instituto Doutor José Frota (IJF), mas não está em estado grave. A motocicleta e a arma dele foram encaminhadas ao 34º Distrito Policial (DP), que atende a região do Centro. A dupla segue foragida.

Com informações da repórter Rafaela Duarte.

BLOG SINHÁ SABOIA/ F: DN

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

JOVEM MORRE NO IJF APÓS SER BALEADA POR DONO DE UMA BORRACHARIA NO LAGAMAR

 
Morreu na madrugada desta sexta-feira (30) no IJF-Centro uma jovem vendedora, de 22 anos de idade, atingida por um tiro na cabeça. O crime aconteceu na comunidade do Lagamar, no Bairro Aerolândia. O dono de uma borracharia é apontado como autor do crime. Durante a madrugada, moradores incendiaram o local em represália ao homicídio. Com a morte da garota, subiu para 284 o número de mulheres assassinadas no Ceará em 2020.

Segundo informações dos moradores, o crime aconteceu durante uma discussão que envolveu o casal e o pai da jovem. Baleada, Alexsandra da Silva Souza foi levada para o IJF, inconsciente, no carro de um morador. Durante a madrugada, veio a informação de sua morte.

O corpo da garota foi encaminhado para a sede da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), no Bairro Moura Brasil, para ser examinado pelos legistas da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel).

Incêndio em represália

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi acionada para o local do crime. Ao chegar, moradores informaram aos policiais que o principal suspeito de ter disparado contra a vendedora de comidas é o dono de uma borracharia, localizada próximo ao local onde o crime aconteceu.

Na madrugada desta sexta-feira, moradores incendiaram a borracharia e o veículo do suspeito. Os policiais não encontraram o suspeito nem a arma do crime.

Trinta e uma mulheres foram assassinadas no Ceará neste mês de outubro. Veja a lista completa das vítimas:

MULHERES ASSASSINADAS NO CEARÁ EM OUTUBRO DE 2020:

01 – (01/10) – Antônia Leidiane Belchior (bala) – Distrito Campos Belo (CARIDADE)

02 – (01/20) – Francisca Zildênia Cortez da Silva (bala) – Sede (JAGUARIBARA)

03 – (02/10) – Leandra Ribeiro da Silva, 25 (bala) – Loc. Rabo da Gata (SÃO LUIZ DO CURU)

04 – (02/10) – Micaele dos Reis Teixeira, 20 (bala) – Faleceu em Sobral (CAMOCIM)

05 – (04/10) – Antônia Nilda da Silva, 38 (bala) – Localidade Lagoinha (QUIXERÉ)

06 – (04/10) – Samara Alves Sales, 30 (bala) – Bairro Pedregal (SANTANA DO ACARAÚ)

07 – (04/10) – Regiane Maria Alves de Oliveira, 39 (bala) – Sítio Raposo (S. J. DO JAGUARIBE)

08 – (04/10) – Corpo de vítima ainda não identificada (enterrado) Sítio Barreiro (CRATO)

09 – (04/10) – Selma Taís Rodrigues Bezerra, 28 (bala) – Conjunto São Cristóvão (CAPITAL)

10 – (07/10) – Samira de Sousa Santos da Rocha, 25 (bala) – Praça do Cumbuco (CAUCAIA)

11 – (08/10) – Ana Rita Tabosa Soares, 44 (bala) – Av. Dr. Silas Munguba/Parangaba (CAPITAL)

12 – (10/10) – Ana Lívia Alves do Nascimento, 15 (bala) – Sede (SOBRAL)

13 – (11/10) – Silvone Félix dos Santos, 45 (faca) – BR-222 (UMIRIM)

14 – (11/20) – Paula Holanda, 22 (bala) – Estrada/Rodolfo Fernandes (POTIRETAMA)

15 – (12/10) – Vítima não identificada (bala) – (FORQUILHA)

16 – (12/10) – Antônia Sara da Silva Pereira, 23 (faca) – CE-375/Sítio Coruja (ASSARÉ)

17 – (13/10) – Viviane de Oliveira Barbosa, 29 (faca/estupro) – Bairro Dom Timóteo (TIANGUÁ)

18 – (13/10) – Regina Célia Pereira Torres (bala) – AIS-6 (CAPITAL)

19 – (15/10) – Erineide Alves do Nascimento, 18 (bala), – Localidade Jacaúna (BOA VIAGEM)

20 – (17/10) – Antônia de Assis Alencar Silva , 75 (bala) – Loc. Sítio Inharé (CAMPOS SALES)

21 – (17/10) – Larissa Lima da Silva, 22 (bala) – Localidade de Rosário (PARAIPABA)

22 – (19/10) – Francisca Maria Beatriz Costa (bala) – B. Parque Potira (CAUCAIA)

23 – (19/10) – Elisa Adão de Melo, 83 (queimada) – (LIMOEIRO DO NORTE)

24 – (24/10) – Adolescente não identificada (bala) – B. Angorá (ITAITINGA)

25 – (24/10) – Dyslaine Santos de Oliveira, 16 (bala) – R. Santa Marta/Araturi (CAUCAIA)

26 – (24/10) – Francisca Cavalcante Rocha, 83 (bala) – Localidade Camurupim (ARACATI)

27 – (25/10) – Antônia Bianca Almeida Silva, 15 (bala) – Praça do Leão/Centro (CANINDÉ)

28 – (25/10) – Micaele Gomes de Melo Rodrigues, 27 (bala) – Serra dos Teixeira (CHORÓ)

29 – (27/10) – Antônia Sousa Silva, 35 (faca) – Sede (SANTA QUITÉRIA)

30 – (28/10) – Maria Gabrielly Leitão da Silva, 16 (bala) – Lagoa do Jirau (PARACURU)

31 – (29/10) – Alexsandra da Silva Souza, 22 (bala) – Lagamar/B. Aerolândia (CAPITAL).

BLOG SINHÁ SABOIA/ POR FERNANDO RIBEIRO

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

MOTORISTA É MORTA A TIROS E 4 FICAM FERIDOS APÓS CARRO SER ATINGIDO POR CRIMINOSOS NA SAÍDA DE FESTA EM FORTALEZA

Crime foi registrado cruzamento com as Avenidas Godofredo Maciel e Presidente Costa e Silva.



Adicionar legenda

Uma mulher morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas, na madrugada desta segunda-feira (6), no Bairro Mondubim, em Fortaleza, depois de serem atingidas por diversos tiros efetuados por dois homens em uma moto. O grupo havia saído de uma festa, quando foi abordado pelos criminosos.

(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o G1 errou ao informar que cinco pessoas haviam ficado feridas durante o tiroteio em Fortaleza. Além da motorista que morreu, quatro ocupantes do veículo ficaram feridos. A informação foi confirmada pela polícia e corrigida às 11h32.)

De acordo com a Polícia Militar, um grupo de sete pessoas, sendo dois homens e cinco mulheres, estavam em uma festa, na Avenida Godofredo Maciel. O grupo saiu do estabelecimento e quando estava próximo do cruzamento com a Avenida Presidente Costa e Silva foi abordado por dois homens em uma moto.

Segundo a polícia, a dupla efetuou vários disparos contra as pessoas que estavam no automóvel. Após os disparos, os dois suspeitos fugiram. A motorista foi atingida juntamente com outras quatro pessoas. Ela perdeu o controle do veículo e colidiu contra um poste de energia.

A Enel Distribuição Ceará informou por meio de nota que a distribuidora enviou uma equipe para o local para fazer substituição do poste e normalizar a energia o quanto antes.

Ainda segundo a polícia, a motorista não resistiu aos ferimentos e morreu quando deu entrada no Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro da capital. Outras quatro vítimas foram encaminhadas para uma unidade hospitalar. A polícia não soube informar o estado de saúde dos feridos. A Polícia Civil investiga o caso. Ninguém foi preso.





Motorista perdeu o controle do carro e bateu em um poste de iluminação pública. — Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares
BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: G1

domingo, 28 de agosto de 2016

PCC E CV DESAFIAM SECRETÁRIO DE SEGURANÇA ATEANDO FOGO EM VEÍCULO NA PORTA DE SUA RESIDÊNCIA


post-feature-image

Moradores das ruas José Vilar e Silva Jatahy, no bairro Meireles em Fortaleza, foram surpreendidos neste sábado (27) com a ação criminosa de pessoas que atearam fogo contra um veículo que estava estacionado no local.

O que chama atenção é que o ato aconteceu em frente ao prédio do secretário de Justiça e Cidadania do Estado (SEJUS), Hélio Leitão, e pode ter sido retaliação de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). Veja as imagens gravadas por moradores e divulgadas nas redes sociais:

MASSAPECEARÁ.COM


quinta-feira, 21 de julho de 2016

BANDIDOS INVADEM DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE HORIZONTE E MATAM DOIS PRESOS A TIROS

Dois presos foram mortos, na madrugada desta quinta-feira (21), depois de atingidos a tiros de pistola e revólver dentro das celas da Delegacia Metropolitana de Polícia Civil da cidade de Horizonte (a 40Km de Fortaleza). UM deles teve morte instantânea. O segundo, ainda chegou a ser levado numa viatura até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde também faleceu. Os assassinos estão foragidos.
A Polícia informou que bandidos teriam invadido a delegacia após pularem o muro dos fundos se chegar à carceragem.  O alvo dos criminosos seria um jovem identificado por Yuri, que estava preso acusado de assaltos. Ele foi o primeiro a ser baleado, numa execução sumária, sendo atingido por tiros na cabeça.
Outro preso também foi baleado. Tratava-se de Aristides Inácio Gomes, 45 anos, que acabou recebendo tiros na cabeça e no tórax.
A princípio, a Polícia chegou a suspeitar de que o ataque à delegacia seria mais um atentado praticado por ordem de facções criminosas chefiadas por bandidos de dentro dos presídios da Grande Fortaleza. No entanto, a forma como os atiradores agiram revela que a intenção era um “acerto de contas” com os presidiários que acabaram sendo executados sumariamente.
Reforços da PM estão no local e também em diligências na região em busca de identificar os assassinos.

Invasões

Neste Mês, este foi o terceiro ataque em que prédios públicos são invadidos por criminosos com o objetivo de matar inimigos ou resgatar comparsas presos.

Fonte: Blog do Fernando Ribeiroo

sábado, 16 de julho de 2016

NOVA ONDA DE ATENTADOS EM FORTALEZA NESTE SÁBADO DEIXA PM BALEADO

O POLICIAL PASSA BEM.
Nova onda de atentados foi registrada em Fortaleza entre a madrugada e a manhã deste sábado (16). Um policial militar foi atingido a tiros, dois ônibus incendiados e mais um ataque praticado em uma delegacia da Polícia Civil. Na noite de sexta-feira (15), um suspeito de envolvimento nos atentados morreu numa troca de tiros com policiais militares do Batalhão Raio, na Capital.
Era por volta das 22 horas, quando bandidos que ocupavam um veículo modelo HB20, branco, transitavam pelo bairro João XXII em atitudes suspeitas nas proximidades de uma delegacia de Polícia Civil quando foram surpreendidos com a chegada de uma patrulha do BPRaio.
Contudo, os suspeitos não atenderam à ordem de parar e fugiram em alta velocidade. Houve uma perseguição com troca de tiros, até o carro ser abordado na Rua Pernambuco, no Pici, onde ocorreu nova troca de tiros. Um dos ocupantes do carro foi baleado e socorrido ao hospital, onde morreu.
Esse bandido morreu numa troca de tiros com policiais do BPRaio na noite de sexta-feira, no Pici
Mais ataques
Já na madrugada deste sábado, bandidos atearam fogo em, pelo menos, dois coletivos. Um deles estava à serviço da Secretaria da Justiça e foi incendiado em Messejana. O segundo, foi atacado por bandidos no bairro Antônio Bezerra.
Carta deixada por bandidos com o motorista de um ônibus incendiado hoje
No mesmo bairro, um policial militar foi alvejado a tiros disparados por dois homens que estavam em uma motocicleta vermelha. Os atiradores vestiam blusões pretos e fugiram em direção ao Município de Caucaia pela Avenida Mister Hull.
O PM baleado foi identificado como soldado PM Francisco Claudemir do Nascimento Silva, destacado no Pelotão da cidade de Paracuru (a 100Km de Fortaleza). Ele estaria fardado e seguia para aquela cidade, mas ao tentar chegar no ponto onde embarcaria em um ônibus, nas proximidades da Igreja de Antônio Bezerra, foi baleado.
O PM foi atingido com três tiros, sendo um no tórax, outro na perna esquerda e outro no braço. Ele foi socorrido para o IJF-Centro, onde permanece. Foi o quarto policial militar baleado por bandidos nas últimas 24 horas. Um deles acabou morrendo.
Também durante a madrugada, bandidos teriam disparado tiros na frente do 3º DP (Otávio Bonfim), localizado na Avenida Bezerra de Menezes.
Outro atentado ocorreu na sede da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), no bairro Rodolfo Teófilo. Foi o segundo ataque no mesmo local em três dias. Na madrugada de quinta-feira (14), o local foi alvejado por mais de 20 tiros de pistola. Desta vez, criminosos atearam fogo na sede da instituição. Próximo dali, na Favela da Samasa, um tiroteio ocorreu durante a madrugada.
POR FERNANDO RIBEIRO



sexta-feira, 15 de abril de 2016

CEARÁ PACÍFICO? Facções criminosas já praticaram 21 ataques no Ceará, com carro-bomba, incêndios em ônibus, delegacias e outros bens públicos metralhados

Quinta-feira 14.4.2016 220
O mais recente ataque ocorreu na madrugada de hoje, com pichação e bomba na Câmara de Sobral
Sexta-Feira 4.3.2016 057
Quatro delegacias da Polícia Civil foram alvo de atentados, em Fortaleza e Caucaia
ônibus incendiado 1
Os ataques mais comuns das facções criminosas em Fortaleza são incêndios em ônibus
Em menos de quatro meses de 2016, o Ceará foi palco de 21 ataques promovidos pelas facções criminosas que dominam o comércio de drogas, controlam os presídios e penitenciárias e ordenam crimes nas ruas, tais como assassinatos, chacinas e assaltos.  
Os “alvos” principais dos atentados das quadrilhas são, preferencialmente, ônibus, delegacias da Polícia Civil, quartéis da PM e, agora, torres de operadoras de telefonia móvel. Também cartas  ameaçadoras foram remetidas a autoridades. Nem o governador do Estado escapou.
O balanço de 2016 revela, ainda, que os criminosos também metralharam um prédio pertencente  à Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), a sede de uma Câmara de Vereadores e, o mais grave de todos, a colocação de um carro-bomba na porta da Assembleia Legislativa do Estado.  Houve, ainda, uma ameaça de bomba na sede do Fórum da Capital.
Os ataques passaram a acontecer com maior intensidade após o governador Camilo Santana (PT) encaminhar para a Assembleia Legislativa o projeto de lei que determina a instalação de bloqueadores de sinal de celulares nos presídios, penitenciárias e outras unidades do Sistema Penitenciário do Estado.  A lei, aprovada há três semanas e ainda não implantada, prevê que cabe às operadoras de celular a instalação e funcionamento dos bloqueadores.
Em março foi registrado o maior número de ataques no Estado, com mais freqüência na Capital e sua Região Metropolitana.
Veja agora a cronologia dos atentados das facções criminosas em 2016:
01 (18 de fevereiro) – Uma ameaça de bomba no prédio do Fórum Clóvis Beviláqua mobiliza o Esquadrão anti-Bombas da PM. O local é evacuado e não foram encontrados artefatos.
02 (2 de março) – Bandidos tentam incendiar um ônibus na Avenida Sargento Hermínio, no bairro Presidente Kennedy, na zona Oeste da Capital, e são detidos. Entre eles, dois menores.
03  (2 de março) – Bandidos incendeiam parcialmente um ônibus estacionado ao lado do Terminal de Passageiros do Siqueira.
04 (2 de março) – Criminosos tentam incendiar um ônibus que trafegava pela Rua Teófilo Cordeiro, no bairro Aerolândia.
05 (2 de março) – Ônibus incendiado por criminosos no fim da linha do bairro Abreulândia.
06 (2 de março) – Bandidos ateiam fogo em um ônibus no bairro Ancuri.
07 (2 de março) – Uma topique é atacada e incendiada nas ruas do bairro Genibaú.
08 (3 de março) – Quadrilha metralha fachada do prédio onde funciona o setor de atendimento e acompanhamento de egressos do sistema penitenciário, órgão da Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), localizado na Avenida Heráclito Graça, Centro, em Fortaleza.
09 (3 de março) – Bandidos atacam e metralham a fachada da delegacia do 19º DP (Conjunto Esperança), deixando as portas de vidros estilhaçadas.  Tiros atingiram também paredes e móveis no setor de atendimento.
10 (3 de março) – Quadrilha metralha também a fachada da delegacia do 27º DP (João XXIII), em Fortaleza, deixando no local muita destruição, além de uma granada, que não explodiu.
11 (5 de março) – Bandidos atacam a delegacia do 23º DP (Conjunto Nova Metrópole), em Caucaia, deixando marcas de tiros nas dependências da distrital.
12 (6 de março) – Quadrilha metralha a fachada da delegacia do 3º DP (Otávio Bonfim), em Fortaleza, deixando muita destruição no local.
13 (27 de março) – Bandidos atacam e incendeiam um ônibus na Rua Joacir Sampaio Pontes, no Centro da cidade de Caucaia e deixam recado contra a instalação de bloqueadores de sinal de celular nos presídios.
14 (28 de março) – Um grupo armado tenta incendiar um ônibus em plena Avenida Dom Almeida Lustosa, no distrito de Jurema, em Caucaia.
15 (4 de abril) – Um carro roubado, com uma carga de 23 quilos de explosivos, é deixado ao lado da sede da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. O artefato foi removido pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Se houvesse a explosão, os efeitos seriam gravíssimos.
16 (12 de abril) – Bandidos atacam e incendeiam um ônibus no bairro Vila das Flores, no Município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza. O motorista do coletivo é rendido e sofre queimaduras graves.
17 (12 de abril) – Homens armados tentam parar e incendiar um ônibus na Avenida Perimetral, no bairro Henrique Jorge. O motorista acelerou e os criminosos dispararam vários tiros atingindo a parte traseira e vidros do veículo.
18 (13 de abril) – Bandidos incendeiam a torre de telefonia celular da operadora Oi na localidade de Boqueirão de Araras, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
19 (13 de abril) – Uma ameaça de bomba  mobiliza a Polícia para sede de uma empresa que presta serviços terceirizados à operadora de telefonia Oi, na Avenida Borges de Melo, próximo à Rodoviária de Fortaleza. O Gate faz uma varredura no prédio e não encontra os artefatos.
20 (13 de abril) – Bandidos incendeiam uma torre de de telefonia celular da operadora Oi na Rua Bragança, no bairro Granja Portugal, no Grande Bom Jardim, zona Sul de Fortaleza.
21 (14 de abril) – Bandidos atacam a sede da Câmara Municipal da cidade de Sobral, na zona Norte do Estado (224 km de Fortaleza), picham as paredes com a sigla do PCC e detobam vários coquetéis molotov (bombas caseiras). 

BLOG FERNANDO RIBEIRO.

sábado, 2 de abril de 2016

CEARÁ PACÍFICO??? Mês de março termina sangrento com 298 pessoas assassinadas

Sexta-Feira 1º de abril 2016 194

O mês de março terminou com mais um balanço sangrento da violência que só aumenta no Estado do Ceará. Em 31 dias, pelo menos, 298 pessoas foram assassinadas, conforme registros dos órgãos da Segurança Pública.
No total, 283 homens e 15 mulheres foram assassinados no Ceará. Os crimes de morte foram assim distribuídos dentro do território cearense: 102 na Capital, 71 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 40 no Interior Norte e mais 85 no Interior Sul.
Além de Fortaleza, vários Municípios do Interior cearense apresentaram altos índices da criminalidade, como Russas, onde 22 pessoas foram assassinadas. Em Morada Nova foram outras 15. Em Limoeiro do Norte, mais 9 casos.
Já na região Metropolitana de Fortaleza (RMF), das 71 ocorrências de homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais que resultaram em óbito, os crimes foram assim distribuídos, por Município: Caucaia (19), Maracanaú (11), Horizonte (8), Maranguape (7), Pacajus (7), Aquiraz (6), Itaitinga (5), Eusébio (4), Pacatuba (3) e Chorozinho (1).
Pelo menos, 30 adolescentes e 15 mulheres estão entre os mortos no mês de março. Outras oito pessoas acabaram perdendo a vida em confrontos com policiais civis e militares, estando estes em objeto de serviço ou mesmo de folga.
No Território da Paz, no Grande Bom Jardim, na zona Sul de Fortaleza, foram 23 assassinatos.
Já no Sistema penal, seis detentos foram assassinados, quatro deles em Casas de Privação Provisória da Liberdade no Município de Itaitinga, além de outros dois nas Penitenciárias Industriais Regionais de Juazeiro e Sobral (Pirc e Pirs, respectivamente).

Veja agora os números da violência em março no Ceará
Homicídios por áreas territoriais do Estado:
Capital ..... 102
Região Metropolitana de Fortaleza ..... 71
Interior Norte ..... 40
Interior Sul ..... 85

Veja outros números do balanço do mês de março:
Homens assassinados ..... 283
Mulheres assassinadas ..... 15
Adolescentes assassinados ..... 30
Pessoas mortas pela Polícia ..... 8
Pessoas mortas em presídios ..... 6
Pessoas mortas em assaltos (latrocínios) ..... 6
Pessoas mortas no Território da Paz* ..... 23
(*) Formado pelos bairros Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira e Canindezinho

OBS: Levantamento realizado pelo jornalista Fernando Ribeiro (blogdofernandoribeiro.com.br)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ameaças do PCC teriam feito o governador Camilo Santana desistir de instalar bloqueadores nos presídios

O uso de celulares dentro dos presídios cearenses levantou uma nova polêmica envolvendo o governador Camilo Santana (PT). Por recomendação do secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, Santana estaria propenso a desistir de instalar os aparelhos nas cadeias, por temer a reação violenta da facção criminosa  Primeiro Comando da Capital (PCC), que hoje domina as penitenciárias e Casas de Privação Provisória da Liberdade, as CPPLs. Camilo teria ordenado o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa com o objetivo de ser implantado um sistema de bloqueio de sinal de telefona móvel (celulares) nas unidades do Sistema Penal, principalmente naqueles situados nos Municípios de Itaitinga, Aquiraz, Caucaia e Pacatuba, todos na Região Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e onde estão instaladas cinco CPPLs e uma penitenciária.
Resultado de imagem para governador camilo santana
No entanto, Leitão teria advertido o governador sobre os riscos de uma violenta reação do PCC caso os bloqueadores fossem instalados. Os bandidos teriam ameaçado uma retaliação sangrenta nas ruas da Capital, principalmente, como a queima de ônibus, “arrastões” e até chacinas caso esta medida venha a se concretizar.
Já aconteceu
No ano passado, o mesmo tipo de atitude aconteceu em Fortaleza,  quando os detentos resolveram denunciar maus-tratos sofridos nas cadeias. Vários coletivos foram incendiados na cidade, num desafio à pasta da Segurança Pública. Um membro do PCC acabou preso.
Conforme os informes, a instalação dos equipamentos iria causar a ira dos chefes locais da facção criminosa e o secretário Leitão teria advertido Camilo Santana de que a própria segurança pessoal do chefe do executivo e de seus familiares ficaria em situação de risco.
Desde a semana passada o assunto domina a Imprensa local, mas o governo do Estado não se pronuncia sobre o caso, seguindo orientação do Palácio da Abolição. Delegados da Polícia Civil e oficiais da PM teriam recebido ordens superiores para também não se pronunciar a respeito.
FONTE CEARÁ NEWS 7

domingo, 31 de janeiro de 2016

Japonesa diz que 'foi ignorada' ao sofrer tentativa de estupro no Ceará

Turista assaltada e agredida diz que pessoas viram a cena e ignorara.
Rika Yamane narra luta contra o suspeito e pede mais segurança.


Turista japonesa diz que foi ignorada ao sofrer tentativa de estupro na Praia do Futuro, em Fortaleza (Foto: Reprodução/ Facebook)
Turista japonesa diz que foi ignorada ao sofrer tentativa de estupro na Praia do Futuro, em Fortaleza (Foto: Reprodução/ Facebook)

A turista Rika Yamane, que sofreu agressão, assalto e tentativa de assalto na sexta-feira (29) em Fortaleza, relatou no Facebook que foi ignorada por pessoas que passaram pela rua e presenciaram o ataque. “Ele tentou me estuprar. Não sei onde acertei, mas dei várias cotoveladas onde e enquanto consegui para que não me tocasse. Várias pessoas passaram pela rua e viram mas fui ignorada. Quem vinha na direção e percebia simplesmente dava meia volta ou atravessava a rua”, afirmou.

Rika Yamane é natural do Japão e mora em Curitiba. Ela está em Fortaleza desde quarta-feira (27) para participar de um evento e passeava na Praia do Futuro, um dos pontos mais turísticos mais visitados da cidade, quando sofreu os crimes. 

Na mensagem publicada neste sábado (30), a turista conta que foi abordada pelo suspeito enquanto caminhada pelo calçadão da Avenida José Diogo e narra a luta que travou contra ele. “Fui atacada pelas costas, primeiro com uma paulada na cabeça e vários socos e joelhadas na cara. Juntei todas as minhas forças, foquei em fugir e comecei a gritar o mais alto que conseguia e a dar cotoveladas nele”, lembra.
Rika falou que ainda que, após a tentativa de estupro, ela entregou um iPod ao criminoso, que foi surpreendido por um homem que veio do outro lado da rua. “Fiquei com medo de ser atacada por dois. Mas em vez disso, ele o agarrou e mandou deixar eu ir porque era mulher”, relatou.
Criminoso foi contido por homem
Depois disso, ela falou que pediu ajuda a um homem que passeava com cães, conseguiu gelo para tratar as agressões e, então foi atendida pela polícia, que a levou para prestar depoimento, fazer exames e reconhecer o suspeito preso. “Agradeço a cada instante por estar viva e não ter sido estuprada. A gente nunca pensa que pode acontecer com a gente, mas acontece. Quase aconteceu comigo e posso dizer que foi a pior sensação que já senti”, disse.
Por fim, a japonesa passa uma mensagem pedindo mais segurança, “Lutei, lutei, lutei para conseguir escapar e poder falar aos meus pais que estou bem. Mas isso não é o suficiente. Eu quero que daqui a poucos anos nossos filhos e netos possam transitar tranquilos por qualquer rua, bairro de qualquer cidade, de qualquer estado deste país”, completou.
Turista de 39 anos teve ferimentos no rosto e no braço (Foto: TV Diário/Reprodução)Turista de 39 anos teve ferimentos no rosto e no braço (Foto: TV Diário/Reprodução)
Suspeito foi preso
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi preso quando tentava cometer um segundo crime, ainda na Avenida José Diogo, em Fortaleza. "Depois de tentar estuprar a turista, ele foi até a própria casa se armar com um facão. Tentou assaltar os passageiros e o motorista de micro-ônibus, mas foi detido por policiais e conseguimos evitar um possível novo caso de violência", relata o sargento da Polícia Militar Valdir Sombra.

O suspeito foi encaminhado ao 2º Distrito Policial, no Bairro Aldeota, onde está preso. Segundo a PM, o suspeito afirmou em depoimento que praticava roubos e furtos para pagar dívidas com traficantes de drogas e que era ameaçado de morte. Os pertences que haviam sido roubados foram recuperados.

"Ele apresentava sinais de que havia usado entorpecente e provavelmente pratica crimes para alimentar o vício e acaba sofrendo pressão e ameaça daqueles que fornecem drogas. É uma prática que está aumentando a violência nas periferias", diz Sombra.
G1 CEARÁ.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Fortaleza, a 12ª cidade mais violenta do mundo e a mais sangrenta do Brasil

Fortaleza aérea 1
Capital cearense padece da falta de segurança pública. Índice de homicídios é altíssimo

Adolescente assassinado1adolescente2
A morte de jovens e adolescentes desafia as autoridades e denigre a imagem da Capital

Depois de ser apontada como a capital brasileira com maior taxa de assassinatos, Fortaleza  “ganhou” agora mais um título no ranking mundial da criminalidade. Tornou-se a 12ª cidade mais violenta do mundo, e a primeira entre todas do País.
O índice é de 60,77 pessoas assassinadas para cada grupo de 100 mil habitantes, segundo divulgou uma organização não-governamental (ONG) intitulada Seguridad Justicia y Paz, do México.
A entidade listou as 50 cidades no mundo que apresentam maiores taxas de assassinatos. Destas, 21 são brasileiras e Fortaleza é a primeira no ranking nacional, ocupando o 12º lugar  na listagem mundial.
Veja agora o ranking mundial das 50 cidades com maiores índices de assassinatos:

CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO

1° - Caracas (Venezuela) - 119.87 homicídios/100 mil habitantes
2° - San Pedro Sula (Honduras) - 111.03
3° - San Salvador (El Salvador) - 108.54
4° - Acapulco (México) - 104.73
5° - Maturín (Venezuela) - 86.45
6° - Distrito Central (Honduras) - 73.51
7° - Valencia (Venezuela) - 72.31
8° - Palmira (Colômbia) - 70.88
9° - Cidade do Cabo (África do Sul) - 65.53
10° - Cali (Colômbia) - 64.27
11° - Ciudad Guayana (Venezuela) - 62.33
12° - FORTALEZA (Brasil) - 60.77
13° - Natal (Brasil) - 60.66
14° - Salvador e região metropolitana (Brasil) - 60.63
15° - ST. Louis (Estados Unidos) - 59.23
16° - João Pessoa; conurbação (Brasil) - 58.40
17° - Culiacán (México) - 56.09
18° - Maceió (Brasil) - 55.63
19° - Baltimore (Estados Unidos) - 54.98
20° - Barquisimeto (Venezuela) - 54.96
21° - São Luís (Brasil) - 53.05
22° - Cuiabá (Brasil) - 48.52
23° - Manaus (Brasil) - 47.87
24° - Cumaná (Venezuela) - 47.77
25° - Guatemala (Guatemala) - 47.17
26° - Belém (Brasil) - 45.83
27° - Feira de Santana (Brasil) - 45.50
28° - Detroit (Estados Unidos) - 43.89
29° - Goiânia e Aparecida de Goiânia (Brasil) - 43.38
30° - Teresina (Brasil) - 42.64
31° - Vitória (Brasil) - 41.99
32° - Nova Orleans (Estados Unidos) - 41.44
33° - Kingston (Jamaica) - 41.14
34° - Gran Barcelona (Venezuela) - 40.08
35° - Tijuana (México) - 39.09
36° - Vitória da Conquista (Brasil) - 38.46
37° - Recife (Brasil) - 38.12
38° - Aracaju (Brasil) - 37.70
39° - Campos dos Goytacazes (Brasil) - 36.16
40° - Campina Grande (Brasil) - 36.04
41° - Durban (África do Sul) - 35.93
42° - Nelson Mandela Bay (África do Sul) - 35.85
43° - Porto Alegre (Brasil) - 34.73
44° - Curitiba (Brasil) - 34.71
45° - Pereira (Colômbia) - 32.58
46° - Victoria (México) - 30.50
47° - Johanesburgo (África do Sul) - 30.31
48° - Macapá (Brasil) - 30.25
49° - Maracaibo (Venezuela) - 28.85
50° - Obregón (México) - 28.29

BLOG FERNANDO RIBEIRO.

Baleado, filho de Ciro Gomes segue internado em hospital de Fortaleza

Cirinho, como é conhecido, foi baleado em Fortaleza.
Jovem levou um tiro na perna e passou por cirurgia para retirar a bala.


Cirinho caminhava para o carro quando foi abordado, seuno a polícia (Foto: Reprodução/Facebook)
Cirinho caminhava para o carro quando e foi
abordado, seguno a polícia
(Foto: Reprodução/Facebook)
O filho mais velho do ex-ministro Ciro Gomes, Ciro Saboya, de 30 anos, deve pemanecer internado em um hospital particular de Fortaleza até o proxímo fim de semana. Cirinho, como é conhecido, foi ferido com um tiro na perna na noite do sábado (23), na Praia de Iracema, área turística da capital. O jovem fez uma cirurgia para retirada da bala, e os médicos avaliam a permanência dele no hospital para tratamento indovenoso com antibióticos, segundo a assessoria do ex-ministro. Em nota divulgada na tarde do domingo e assinada por Ciro Gomes e pela ex-senadora Patrícia Saboya, mãe do jovem, os dois informam que Cirinho "não teve comprometimento de nenhum órgão vital nem terá qualquer sequela". Ciro e Patrícia agradecem à "equipe médica que o acompanhou e a todas as orações e mensagens de carinho" recebidas.
Em nota divulgada na tarde do domingo e assinada por Ciro Gomes e pela ex-senadora Patrícia Saboya, mãe do jovem, os dois informam que Cirinho "não teve comprometimento de nenhum órgão vital nem terá qualquer sequela". Ciro e Patrícia agradecem à "equipe médica que o acompanhou e a todas as orações e mensagens de carinho" recebidas.
Cirinho, como é conhecido, disse à polícia que se deslocava para o estacionamento quando foi abordado por dois homens em uma moto preta, que pediram o celular, na travessa Dragão do Mar. Houve um disparo, que atingiu a perna do rapaz, conforme informações repassadas pelo coronel Francisco Souto, do Comando de Policiamento da Capital (CPC).  Ele foi socorrido em uma viatura da Polícia Militar, de acordo com Souto, para o hospital.
O jovem é um dos três filhos do casamento de Ciro Gomes com Patrícia Saboya. Ele trabalha como fotógrafo. Ciro foi lançado oficialmente na sexta-feira (22) como pré-candidato do PDT à Presidência da República em 2018. A ex-senadora Patrícia Saboya é conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
G1 CEARÁ.

Policial militar é baleado dentro de ônibus em Fortaleza

Policial de 46 anos foi atingido no rosto e no pescoço.
Ele foi para o IJF e, segundo os médicos, seu estado é gravíssimo.


Um policial militar foi baleado dentro de um ônibus na noite desta terça-feira (26), no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza. A Polícia Militar informou que o soldado José Eudes da Silva Monte, de 46 anos, estava dentro de um ônibus na Avenida Mister Hull, à paisana, quando um homem atirou duas vezes contra o policial. A polícia não soube informar se o policial reagiu a um assalto.

O agente de segurança foi atingido pelos disparos no rosto e no pescoço. Depois do crime, dois homens e uma mulher fugiram sem levar nada dos passageiros nem a arma do policial. Os suspeitos fugiram em um carro que, segundo a polícia, dava cobertura para o grupo.

José Eudes foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Conjunto Ceará. Em seguida, ele foi transferido para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Bairro Centro.

Os médicos informaram que o estado de saúde do policial é gravíssimo. Até a manhã desta quarta-feira (27), ninguém foi preso.

G1 CEARÁ.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Filho do ex-ministro Ciro Gomes é baleado em tentativa de assalto

Cirinho caminhava para o carro quando foi abordado, seuno a polícia (Foto: Reprodução/Facebook)
           Cirinho caminhava para o carro quando foi abordado, segundo a polícia (Foto: Reprodução/Facebook)
O filho mais velho do ex-ministro Ciro Gomes, Ciro Saboya Ferreira Gomes, de 30 anos, foi baleado em uma tentativa de assalto na noite deste sábado (23), em Fortaleza. Cirinho, como é conhecido, levou um tiro na perna, segundo informações do coronel Francisco Souto, do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Em nota, os pais afirmaram que ele está fora de perigo.

O crime aconteceu na travessa Dragão do Mar, no Bairro Praia de Iracema, de acordo com o comandante do CPC. Cirinho contou que se deslocava para o estacionamento quando foi abordado por dois homens em uma moto preta, que pediram o celular. Houve um disparo, que atingiu a perna do rapaz.

Ele foi socorrido em uma viatura da Polícia Militar, de acordo com Souto, para um hospital particular, no Bairro Meireles. A Polícia Militar e Civil estão trabalhando para identificar os suspeitos e já têm a placa da moto usada na ação.

Em nota, Ciro Gomes e Patricia Saboya, atualmente conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mãe de Cirinho, lamentaram o caso e agradeceram as manifestações de solidariedade. Ciro foi lançado oficialmente na sexta-feira (22) como pré-candidato do PDT à Presidência da República em 2018.
Leia a nota na íntegra:
"Em atenção à opinião pública, informo que um dos meus filhos sofreu tentativa de assalto próximo à Praia de Iracema, em Fortaleza, por volta das 21h deste sábado. Ele foi ferido com um tiro mas, graças a Deus, sem maior gravidade e não corre risco de morte. Nossa família agradece a todas as manifestações de solidariedade que estamos recebendo"
G1 CEARÁ.