sexta-feira, 17 de agosto de 2018

CONVITE: INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA DE FORQUILHA


O Ministério Público do Estado do Ceará, através do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária em parceria com a  prefeitura  de Forquilha inaugura na manhã de hoje 17 de agosto de 2018 o segundo Núcleo de Mediação  Comunitária na região Norte. O primeiro município foi sobral onde o referido núcleo vêm disserminando a cultura de paz há 5 anos na comunidade do Sinhá  Saboia.

O Núcleo de Mediação Comunitária é capacitado para atuar em conflito familiar; conflito de vizinhança; pensão alimentícia; reconhecimento de paternidade; cobrança de dívida; casos de injúria, calúnia e difamação; conflito de imóvel; conflito de apropriação; conflito do consumidor; conflito escolar; conflito societário e conflito trabalhista.

Além de resolver conflitos sem interferência da Justiça, a Mediação Comunitária dá celeridade à resolução dos conflitos, promove a inclusão social, não tem custos e previne a violência.
Atualmente, há doze Núcleos de Mediação Comunitária em funcionamento no Ceará, sendo seis em Fortaleza; dois em Caucaia, e um em Pacatuba, Maracanaú, dois na região norte Sobral e Forquilha. O Programa  conta ainda com uma unidade móvel, em parceria com o Sindiônibus, que só em 2017 realizou 141 ações na capital e Região Metropolitana de Fortaleza.

O balanço geral dos atendimentos de todas as unidades em 2017 chega a 15.489. Foram realizados 5.321 orientações e encaminhamentos; 4.804 procedimentos abertos e 2.390 procedimentos mediados. O índice de êxito na resolução dos conflitos foi de 85,98%.

0 comentários:

Postar um comentário