Uma ofensiva das Forças de Segurança do Ceará e do Piauí resultou, nesse domingo (21), na apreensão de uma grande quantidade de cigarros contrabandeados na divisa entre as duas unidades federativas. O material estava em um navio encalhado em uma praia do município de Cajueiro da Praia (PI) e foi alvo de saqueadores de ambas unidades federativas. Três suspeitos de guardar a carga foram capturados no estado do Piauí e seis suspeitos do saque foram conduzidos até as unidades das Polícias Civis do Ceará e do Piauí.
Por volta das 10h, uma equipe da 2ª Companhia Independente Policial Militar do 3º Comando Regional Policial Militar (2ª Cia/ 3º CRPM) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi informada de que haveria uma embarcação encalhada no litoral entre os estados do Ceará e do Piauí. O barco, com bandeira do Suriname, encalhado desde a noite anterior, guardaria uma grande quantidade de cigarros contrabandeados e barqueiros da região estariam promovendo saques à carga ilícita.
Rapidamente, equipes do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Policiamento Geral Ordinário (POG) da PMCE foram acionadas e, com o apoio de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi montado um cerco nos municípios de Barroquinha e Chaval (AIS 14).
Ainda na manhã desse domingo (21), foram apreendidas 20 caixas contendo 20 mil cigarros contrabandeados em uma canoa na praia Pontal das Almas, distrito de Bitupitá, em Barroquinha, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A carga, que estava em posse de três suspeitos, que se evadiram com a aproximação de uma composição policial, foi apresentada na Delegacia Municipal de Chaval.
Já na madrugada desta segunda-feira (22), um suspeito foi detido com 10 caixas contendo 10 mil cigarros contrabandeados no distrito de Bitupitá. Leonardo da Silva Araújo, de 24 anos, foi conduzido até a Delegacia Regional de Tianguá junto ao material apreendido. Na unidade da Polícia Civil, Leonardo foi autuado em flagrante por crime contra a administração pública.
Cajueiro da Praia (PI)
Do lado do estado vizinho, equipes do 2ª Batalhão Policial Militar (2º BPM), do Grupamento Aéreo (Graer) e do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Piauí (PMPI), com apoio da Marinha do Brasil, também realizaram abordagens a barqueiros e residências no Estado do Piauí.
Na ocasião, foram apreendidas 106 caixas grandes contendo 106 mil cigarros contrabandeados, além de uma grande quantidade que ficou armazenada no navio apreendido pela Marinha, para ser apresentado a posteriori na Polícia Federal (PF). Três suspeitos de guardar a carga e outros cinco barqueiros suspeitos de saquear o material foram conduzidos a uma unidade da Polícia Civil do Estado do Piauí (PCPI).
BLOG SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS
0 comentários:
Postar um comentário