Pacientes submetidos à cirurgia de grande porte poderão receber autotransfusão de sangue, o que diminui os riscos transfusionais.
O EQUIPAMENTO SERÁ OPERADO PELA A ENFERMEIRA ROBERTA ARAGÃO |
A partir desta segunda-feira, 15, às 8 horas, a população do município de Sobral contará com um novo método de recuperação de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará, Hemoce, da rede pública do Governo do Ceará, através do Hemocentro de Sobral, implantará um novo serviço a partir desta segunda-feira, 15, às 8 horas, no Hospital do Coração de Sobral, da rede municipal. Os pacientes submetidos à cirurgia de grande porte poderão recuperar seu próprio sangue.
A autotransfusão acontece por meio de uma máquina de recuperação intra-operatória de sangue. Durante as cirurgias de grande porte, o equipamento retira o sangue que seria perdido e recupera para ser autotransfundido no paciente. “A técnica é importante tanto para pessoas que tem alguma incompatibilidade sanguínea ou para aquelas que por outro motivo se recusem a receber transfusão de sangue. Além disso, o paciente tem o benefício de receber novamente suas próprias células, o que diminui a necessidade de transfusão e reduz o risco de reações”, explica Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.
Sobral será a primeira cidade do interior do Ceará com o serviço. “O Hospital do Coração em Sobral é uma unidade que realiza grandes cirurgias. E em procedimentos maiores, consequentemente ocorre uma perda de sangue maior. Então, diante da necessidade, o serviço será iniciado no hospital”, diz Régis Ferreira Gomes, diretor do hemocentro de Sobral.
Um enfermeiro que faz parte da equipe do Hemoce ou que recebeu treinamento do hemocentro é quem operará a máquina de recuperação. Durante a cirurgia, o sangue do paciente é aspirado para um reservatório até atingir o volume ideal para a autotransfusão. Antes de ser reinfundido, esse sangue passa por uma centrifugação onde será separado somente as hemácias que serão devolvidas ao paciente ainda na sala de cirurgia. Todo o processo é feito pela máquina automatizada com kit descartável. Existem casos que é necessário repor outros hemocomponentes como plaquetas é plasma, dessa forma ainda seja necessário uma transfusão.
Em Fortaleza, cinco hospitais já utilizam a técnica, entre eles o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, Instituto Dr. José Frota (IJF), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). No IJF, cerca de 250 pacientes já se beneficiariam com o recurso da recuperação de sangue. “Recentemente, um paciente sofreu um acidente de trânsito e teve um forte sangramento interno. Durante a cirurgia de urgência foi utilizada a máquina e com a técnica recuperado quase dois litros de sangue. Sem a máquina, seria necessário transfundir em torno de oito bolsas”, ressalta Velma Dias, enfermeira do serviço de hemoterapia do Hemoce e IJF. O serviço de recuperação de sangue é fornecido pelo Hemoce aos hospitais com maior número de cirurgias de grande porte.
BLOG SINHÁ SABOIA
FRANK OLIVEIRA
Então sendo assim não sera mais necessário está pedindo tanta doações em rádios. Vamos divulgar essa nova técnica.
ResponderExcluir