“Parece loucura, um retrocesso, insanidade. Como viver sem semáforos e calçadas? A pergunta na verdade deve ser outra: Por que viver com semáforos e calçadas? Foi essa reflexão que autoridades da cidade de Poynton (Inglaterra) fizeram: segundo eles, quando não se tem semáforos “gritando” um sinal verde para você acelerar ou um sinal vermelho para você parar bruscamente, automaticamente você desprende mais atenção ao seu redor e olha mais para o outro.
A cidade tem 15.000 habitantes, mas a reflexão vale para qualquer lugar: confiança nas pessoas, sejam elas motoristas, ciclistas ou pedestres, para que se respeitem mais, o que resulta em carros andando em menor velocidade e consequentemente pedestres se deparam com menos obstáculos. Além disso, essa organização facilita e muito a vida de deficientes visuais e cadeirantes.”
A ideia acima está longe da realidade de Sobral. Aqui, as autoridades responsáveis pelo trânsito estão fazendo exatamente o inverso ao encher a cidade com cada vez mais semáforos. Nós próximos dias pelo menos uns 20 novos cruzamentos deverão receber o equipamento, que sob o meu ponto de vista, engessará ainda mais a região central da cidade, deixando o trânsito ainda mais conturbado e caótico para uma cidade com alta densidade demográfica e cerca de 35 mil veículos segundo dados do Detran.
Não sei de quem é a idéia maluca de instalar tantos ‘sinais’, mas penso que deveríamos adotar medidas mais interativas e inteligentes que dêem uma solução macro para o problema, uma vez que, essa visão pontual irá causar maior congestionamento da cidade. Em um comentário recebido de um leitor, que preferiu não se identificar, em uma outra postagem sobre o tema, estão contidas algumas sugestões que, como ele, penso que seriam muito mais eficazes: “estudo técnico para mudanças nos sentidos de algumas ruas; proibir o estacionamento de carros nos dois lados de algumas vias de maior fluxo garantindo pelo menos duas faixas livres; instalar em algumas avenidas uma terceira faixa pro transito fluir; e mais do que nunca fiscalizar, não só os estacionamentos, mas sim todo o sistema.”
SAIBA MAIS
- Para ver em detalhes a boa idéia aplicada na cidade inglesa, clique AQUI
- Entre as 10 melhores opções para melhorar o trânsito de uma cidade, nenhuma delas é aumentar o número de semáforos. Veja quais são clicando AQUI.
Fonte: Sobral em Revista.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
ESTÃO COLOCANDO SEMÁFOROS PARA GERIR O TRÂNSITO DE SOBRAL.
22:23
3 comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gerir ou parar a cidade ?! Semáforos são de extrema necessidade ,más isso não quer dizer que em toda esquina tem que ter um. A verdade é que por traz desse exagero deve existir uma roubalheira.
ResponderExcluirsao 78mil veiculos registrado e 10 agentes divididos em 4 turnos
ResponderExcluirVIVA SOBRAL!!!! VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA...!!!!!!!!!!!
Excluir