quinta-feira, 22 de março de 2018

APAGÃO NO NORTE E NORDESTE FOI CAUSADO POR “PERDA DE CARGA”, DIZ OPERADOR NACIONAL



A queda de energia está sendo investigada, diz nota do Operador Nacional do Sistema; o apagão atinge todos os estados do Nordeste e parte do Norte. O apagão no Nordeste e em estados do Norte foi causado por uma “perda de carga”, segundo nota do Operador Nacional do Sistema (ONS). A queda de energia, por volta das 15h50, pode ter dimensões ainda não calculadas. 

Confira a nota na íntegra: 

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. 

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas. 

Ceará 

Em Fortaleza, os semáforos estão apagados e já há congestionamento nas principais vias da cidade. A Enel Distribuição do Ceará informou que uma interrupção no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia do Ceará. A Companhia aguarda informações do Operador Nacional do Sistema e trabalha para normalizar o serviço. Na Capital, o Aeroporto Internacional Pinto Martins opera com luzes de emergência. Ainda não há registro de voos cancelados. 

Apagão nacional 

Está confirmada a falta de energia nos estados de Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, todos no Nordeste. No Norte, há relatos de Tocantins, Amapá e Pará. O Tribuna do Ceará entrou em contato com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Segundo eles, ainda não há o número exato de cidades atingidas, ainda em processo de apuração. Nas redes sociais, a hashtag “apagão” é uma das mais usadas no País, com relatos dos internautas sobre a falta de energia. 

BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: TRIBUNA DO CEARÁ

0 comentários:

Postar um comentário