quarta-feira, 19 de outubro de 2016

PORTARIA DETERMINA QUE DELEGACIAS VOLTEM A FAZER B. O NO CEARÁ


Uma portaria publicada nesta terça-feira (18) determina que a polícia civil volte a realizar o registro de boletins de ocorrências em todas as delegacias que haviam suspendido o atendimento no Ceará.

Conforme decisão do Delegado Geral da Polícia Civil, Raimundo de Sousa Andrade Júnior, posturas contrárias às orientações e determinações constantes da portaria e "das demais normas atinentes ao exercício pleno das atividades própria da Polícia Civil, poderão se traduzir em descumprimento de dever e/ou transgressão disciplinar com o que consta no Estatuto da polícia Civil de Carreira".

Em resposta à portaria,  o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol), orientou que os policiais civis comuniquem por escrito ao superior hierárquico sobre a "insegurança que paira nas unidades policiais com constantes fugas e resgates de presos. Caso o delegado da unidade mesmo assim resolva fazer o atendimento normal, se responsabiliza totalmente por qualquer situação que por ventura venha a ocorrer", afirma.

Atendimento suspenso
Desde o último sábado (15) as delegacias plantonistas não realizavam o procedimento de boletins de ocorrência. A suspensão foi feita nas unidades onde há presos à espera de transferência. A decisão, conforme o Sinpol, deveria seguir até que todos os presos encarcerados nos distritos policiais fossem levados para unidades prisionais do estado.

A Secretaria da Segurança e Defesa Social do Ceará (SSPDS) afirmou no domingo (16) que iria recorrer à Justiça casos os policiais civis do estado mantivessem as suspensão.

Força-tarefa
De acordo com a Secretaria da Justiça, na quinta e na sexta-feira foram realizadas 250 transferências de presos das delegacias para os presídios e que as transferências seguem ocorrendo. O sindicato dos policiais civis destaca que fazer a segurança dos presos nas unidades gera desvio de função dos policiais civis e os colocam em risco.

Na semana passada, dois bandos armados invadiram duas delegacias e resgataram presos que eram mantidos nas delegacias. Nos dois casos, policiais civis foram rendidos. O policiais alertam que, conforme a legislação, pessoas condenadas a prisão não podem ser mantidas nos distritos policiais.

G1 CEARÁ

0 comentários:

Postar um comentário