sexta-feira, 21 de outubro de 2022

PEFOCE REALIZA COLETA DE DNA DE PRESOS EM UNIDADES PRISIONAIS DE SOBRAL-CE


A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), por meio do Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF), realizou, na quinta-feira (20), nas unidades prisionais do município de Sobral, a coleta de DNA de presos condenados por crimes dolosos praticados com violência grave contra a pessoa, crimes contra a vida e contra a liberdade sexual, e por crime sexual contra vulnerável. O trabalho consiste na captação do material genético dos internos e na inserção do DNA deles no banco de perfis genéticos nacional, que é compartilhado por todos os estados da Federação e do Distrito Federal.

Já foram realizadas 7.880 coletas de DNA de presos reclusos em unidades prisionais de Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Agora, o trabalho do núcleo de DNA da Pefoce fará uma ação itinerária nos presídios do interior do Estado, iniciando por Sobral.

A Pefoce, através do trabalho do Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF), destaca o uso de perfis genéticos como uma forma de combater e elucidar crimes como: estupros, homicídios, latrocínios, entre outros. Como os perfis são nacionalmente compartilhados, o trabalho auxilia na elucidação de crimes, os quais o autor tenha praticado em estados diferentes do país. O banco de perfis genéticos é regulamentado pela Lei Federal No 12.654/2012.

SINHÁ SABOIA/ ASCOM SSPDS

0 comentários:

Postar um comentário