sexta-feira, 11 de maio de 2018

CEARÁ É O 1º ESTADO DO PAÍS A AUTORIZAR MUDANÇA DE GÊNERO NO REGISTRO CIVIL SEM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL



A partir de agora, qualquer pessoa maior de idade ou emancipada pela lei tem o direito de solicitar a modificação de gênero e prenome nos registros civis 

Foi regulamentada nessa segunda-feira, , a retificação de registro civil para pessoas trans no estado do Ceará. O processo poderá ser feito sem a necessidade de autorização judicial e independente da cirurgia de transgenitalização, laudo médico ou psicológico. O anúncio foi feito no Diário da Justiça pela Corregedoria Geral da Justiça do Ceará. O estado é o primeiro a autorizar a mudança. 

A publicação judicial é resultado de uma parceria entre as coordenadorias LGBT estadual e da Diversidade de Fortaleza, Rede Trans, Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil e Associação dos Cartórios do Ceará, juntamente com a Corregedoria Geral da Justiça. 

De acordo com a nova norma, qualquer pessoa maior de idade ou emancipada pela lei tem o direito de solicitar a modificação de gênero e prenome nos registros civis. O requerimento deve ser feito em cartório ou em outra serventia do estado que tenha competência para dar início ao processo. Após a finalização do procedimento de alteração do registro, a pessoa poderá providenciar a alteração de outros documentos de identificação. 

Para dar início a medida, o corregedor-geral do estado e desembargador, Francisco Darival Beserra Primo, levou em consideração a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A lei proferida em maio do ano passado concede às pessoas trans o direito de substituição de prenome e gênero diretamente no ofício de registro civil, independentemente de cirurgia de transgenitalização ou realização de tratamentos hormonais ou patologizantes. 

O governo do Estado já garantia o uso de nome social a travestis e pessoas trans. O decreto firmado em maio de 2017 determina que órgãos e entidades da administração pública estadual deveriam reconhecer o nome social da pessoa travesti ou transexual em seus atos e procedimentos.

BLOG SINHÁ SABOIA/ FONTE: O POVO

0 comentários:

Postar um comentário