sexta-feira, 6 de abril de 2018

O envolvimento de adolescentes com o crime quase sempre tem fim trágico com a morte violenta

Em três meses, 22 adolescentes foram assassinadas no Ceará, a maioria por bandidos de facções

Os assassinatos de adolescentes continuam a crescer no Ceará. No primeiro trimestre deste ano foram registrados 112 homicídios contra menores de idade no estado, contra 91 no mesmo período de 2017, o que representa um aumento da ordem de 23 por cento. A média/mês atual é de 37,3 casos, contra 30,3 do ano passado.

Neste ano, em 90 dias 48 adolescentes foram assassinados em Fortaleza, 30 nos Municípios da Região Metropolitana da Capital, além de 18 no Interior Sul e mais 16 no Interior Norte. Já em 2017, a distribuição das mortes de adolescentes, por área, ficou assim: Capital, 35 casos, RMF 19, Interior Norte 21 e Interior Sul 16, totalizando 91 homicídios.

As campanhas institucionais para a redução das mortes de adolescentes aumentaram no estado, mas não apresentaram ainda resultados positivos. Ao contrário, os índices de mortes de pessoas na faixa etária entre 12 anos completos e 18 incompletos só aumenta no estado graças a diversos fatores, como o envolvimento no tráfico e consumo de drogas, participação de menores em quadrilhas, gangues ou facções; além da prática de crimes que, em muitos casos, terminam em reação da vítima ou confronto como a Polícia, como em episódios de assaltos, seqüestros-relâmpagos e roubos ou furtos de veículos, além de mortes que ocorrem dentro das próprias unidades destinadas ao recolhimento de adolescentes infratores.

Chacinados

Adolescentes também aparecem nas listas de mortos em chacinas. Neste ano, já ocorreram quatro e em uma delas, duas menores foram mortas. Maíra Santos da Silva, 15 anos; e Maria Tatiana da Costa Ferreira, 17, estavam entre as 14 pessoas fuziladas dentro da casa de shows “Forró do Gago”, localizada na comunidade do Barreirão, no bairro Cajazeiras, zona Sul de Fortaleza, palco da maior chacina já registrada no Ceará, ocorrida na madrugada do dia 27 de janeiro.

Também na chacina ocorrida na noite de 8 de janeiro, na localidade de Serra Pelada, zona rural do Município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), entre os quatro mortos estavam dois menores: Antônio Heberson Brito Jacinto, de 17 anos; e Rhuan Ferreira de Sena, 16.

Outro caso recente deixou três adolescentes mortos no interior do estado. O fato aconteceu na madrugada do dia 25 de março, no Município de Russas, na Região do Vale do Jaguaribe (a 163Km de Fortaleza), quando Carlos David Rodrigues da Silva, de 17 anos; Alexandre Fernandes Filho, também de 17 anos; e Cleidison Silva Gomes, 15, foram assassinados, a tiros, quando chegavam em um clube de forró, no bairro Tabuleiro, periferia daquela cidade. O crime ainda está envolto em mistério.

Novinhas mortas

Também na estatística do crime em alta no Ceará, um fato tem chamado a atenção das autoridades e dos especialistas em Segurança Pública: o número cada vez mais acentuado de garotas mortas por envolvimento no crime, ou mesmo inocentes, que são arrastadas para a morte pelas facções. Desde o começo do ano, já são 22 crimes do gênero.

Em janeiro de 2018, 14 adolescentes foram assassinadas no Ceará,todas com idades entre 13 e 17 anos. Oito foram mortas em Fortaleza, três na Região Metropolitana da Capital (Aquiraz, Caucaia e Pacajus) e outras três no interior (Ubajara, Paracuru e Barroquinha).

Entre os casos de janeiro, o que vitimou as irmãs Maria Gabriela e Maria Erilane Lima Costa, de 15 e 16 anos, respectivamente, assassinadas logo nos primeiros minutos do Ano-Novo, na Avenida Major Assis, no bairro Vila Velha, zona Oeste da Capital.

Em fevereiro, foram cinco, sendo quatro em Fortaleza (nos bairros Parque Santa Rosa, Cajazeiras, Mondubim e Pirambu) e uma no interior (em Itarema).

Já em março, outras três garotas foram também assassinadas sendo uma na Capital (bairro Parangaba), uma na Região Metropolitana de Fortaleza (em Caucaia) e um casono Interior (em Paracuru).

Fonte jornalista Fernando Ribeiro 

Veja a lista das adolescentes mortas no Ceará em 2018:

1 – (01/1) – Maria Gabriela Lima Costa, 15 anos (bala) – Bairro Vila Velha (CAPITAL)

2 – (01/1) – Maria Erilane Lima Costa, 16 anos (bala) – Bairro Vila Velha (CAPITAL)

3 – (01/1) – Ana Karina Damasceno da Silva, 14 anos (outros meios) – Bairro Mondubim (CAPITAL)

4 – (04/1) – Carolina Helen da Costa Santiago, 14 anos (bala) – (PACAJUS)

5 – (18/1) – Francisca Thainá Alves da Silva, 15 anos (faca) – (UBAJARA)

6 – (19/1) – Marcilene Sousa da Costa, 17 anos (bala) – (BARROQUINHA)

7 – (20/1) – Josivânia Martins Ferreira, 17 anos (bala) – Bairro Aldeia (AQUIRAZ)

8 – (20/1) – Laíssa Quintino Moreira, 14 anos (bala) – Bairro Guajiru (CAUCAIA)

9 – (21/1) – Luana do Carmo de Sousa, 15 anos (bala) – (PARACURU)

10 – (27/1) – Maíra Santos da Silva, 15 anos (bala) – Bairro Cajazeiras (CAPITAL)

11 – (27/1) – Maria Tatiana da Costa Ferreira, 17 anos (bala) – Bairro Cajazeiras (CAPITAL)

12 – (28/1) – Vitória Régia Ferreira Carneiro, 15 anos (bala) – Bairro Granja Portugal (CAPITAL)

13 – (28/1) – Deovana Anoro de Abreu, 15 anos (bala) – Bairro Granja Portugal (CAPITAL)

14 – (30/1) – Bruna dos Santos Cavalcante, 13 anos (bala) – Bairro Antônio Bezerra (CAPITAL)

15 – (02/2) – Regilânia Martins de Oliveira , 15 anos (bala) – Bairro Parque Santa Rosa (CAPITAL)

16 – (03/2) – Emilly Vitória dos Santos Ribeiro, 15 anos (bala) – (ITAREMA)

17 – (08/2) – Valéria Sampaio da Silva, 17 anos (bala) – Bairro Cajazeiras (CAPITAL)

18 – (13/2) – Graziela Ferreira Batista Lima Brasil, 17 anos – Bairro MOndubim (CAPITAL)

19 – (15/2) – Eloneide do Nascimento Garcia, 17 anos (bala) – Bairro Pirambu (CAPITAL)

20 – (17/3) – Letícia Kelly Sousa Lima, 14 anos (bala) – Bairro Curicaca (CAUCAIA)

21 – (14/3) – Joyce Gomes do Nascimento, 15 anos (faca) – Sede (PARACURU)

22 – (29/3) – Kauanne Helen Guimarães da Silva (bala) – Bairro Parangaba (CAPITAL)

0 comentários:

Postar um comentário