segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

INSTITUTO DOUTOR JOSÉ FROTA: ESCOLTA DE PRESOS DOENTES TIRA, POR DIA, MAIS DE 50 POLICIAIS MILITARES DAS RUAS

Para cada preso, quatro policiais são deslocados para fazer a escolta, sendo dois durante o dia e dois à noite
Viaturas deixam militares no IJF para cumprir a escala na unidade de saúde ( Foto: Natinho Rodrigues )
Basta uma passada rápida pelos corredores do Instituto Doutor José Frota (IJF) para verificar policiais militares, ao lado de macas, fazendo a escolta de presos com ferimentos à bala ou outras enfermidades. Em média, são de 50 a 60 PMs todos os dias na unidade de saúde. Praças e oficiais ouvidos pela reportagem disseram que a situação prejudica o policiamento ostensivo, pois tira um número considerável de policiais das ruas, onde eles poderiam evitar crimes.


Na última quinta-feira (1), o IJF estava com 13 presos espalhados pelos cinco andares do hospital. A média, conforme o coronel Hélio Martins, responsável pela segurança da unidade, é de 10 a 20 pessoas detidas. Para cada paciente preso, dois policiais de dia e dois de noite. "Já chegou a ter 25, 26 (presos), com mais de 100 PMs aqui ao invés de estarem na rua", revelou um policial que estava de serviço no IJF, mas que pediu para não ter o nome publicado. O número é quase a metade do efetivo de uma companhia que, em média, possui 250 homens. O responsável pela segurança do IJF disse que a escolta é necessária, pois o preso não tem como ficar sem a presença da Polícia, sob risco de fuga ou resgate. Martins disse que além dos PMs na escolta, o IJF conta com uma equipe de policiais militares, guardas municipais e seguranças terceirizados.

O número não foi revelado pelo oficial por questões estratégicas e de segurança. "Aqui é seguro, posso garantir isso. Em mais de 20 anos que trabalho aqui, só presenciei uma fuga e o preso foi recapturado", ressaltou o coronel.

FONTE: AMIGOS DE PLANTÃO

0 comentários:

Postar um comentário